TÍTULO:
Um canto de bonecas do tamanho da sala: cuidar se aprende sendo
cuidado
JUSTIFICATIVA:
Aprender a brincar parece uma atividade simples que as crianças
realizam e para adultos desavisados, crianças já nascem sabendo
brincar. Quando se pensa dessa forma esqueceu-se de observar as
vivências cotidianas que as crianças têm, seja em casa, nos
Centros, na casa de parentes, vizinhos ou onde quer que a criança
tenha oportunidade de observar adultos e outras crianças.
Ações
de cuidado são presenciadas diariamente e não deve nos admirar que
uma das primeiras manifestações de meninos e meninas bem pequenos
seja em relação a bonecas e aos gestos que lhes correspondem.
Os
animais, de modo geral, agem dispensando cuidados e proteção em
relação aos membros do grupo como uma marca que a natureza lhes
concede. O ser humano, por sua vez, não estaria de fora. Porém,
além do instinto de proteção e de cuidado, características fortes
em certas espécies (suricatos, elefantes, búfalos, cachorros do
mato, gatos), o ser humano precisa aprender a cuidar. Se não fosse
assim, não haveria tantos menores abandonados, que um dia perderam,
por algum motivo, a preocupação de quem os colocou no mundo.
No
processo de humanizar a criança, os adultos precisam oferecer, além
da própria ação de cuidado com ela, oportunidades para a criança
cuidar e formar essa capacidade e essa habilidade. Cuidar se aprende
sendo cuidado e também, brincando de boneca, cuidando de boneca,
cantando para as bonecas, vestindo as bonecas, colocando-lhes
cobertinha para o espantar o frio, beijando as bonecas e dando-lhes
abraços. Como é sério e importante, de repente, brincar de boneca
com as crianças.
O
investimento em bonecas e apetrechos (minichupetas, mamadeiras,
cueiros, cobertinhas, banheiras, fraldas, roupas, etc) parece ser
coisa muito séria. Na Educação Infantil, que tem um currículo
que forma as funções psicológicas superiores como prioridade,
isto é, os processos subjetivos da nossa humana condição, requer
que nós, adultos, estejamos dispostos a ensinar aquilo que há
muito tempo deixou de ser natural para os pesquisadores de várias
áreas do conhecimento. Por isso, ensinar a cuidar e com isso,
aprender a brincar, com bonecas torna-se imprescindível.
OBJETIVO
GERAL: Oferecer às crianças um ambiente, com objetos condizentes
(minichupetas, mamadeiras, cueiros, cobertinhas, banheiras, fraldas,
roupas, carrinhos de boneca), para realizar brincadeiras com
bonecas, visando dar sequência aos processos de formação de
atitudes de cuidado, solidariedade e proteção com as bonecas e
consequentemente, valores humanos desejáveis.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: É preciso lembrar que cada criança tem ritmo próprio,
vivências particulares, e padrões de aprendizagem ímpares.
Observando e acreditando nisso, espero que elas:
-
envolvam-se nas brincadeiras com as bonecas;
-
interessem-se pelas manifestações de cuidado que expressarei e com o tempo as imitem;
-
criem outras e diferentes formas de cuidar e interagir com as bonecas e com seus pares;
-
expressem conflitos, desagrados, preferências, gostos, e outras linguagens nesses momentos;
-
demonstrem que lhes faz sentido brincar junto às adultas e demais companheiros, apesar dos conflitos já esperados pois aprender a dividir é difícil ainda, mas integrante dessa etapa;
-
interajam, ampliando o vocabulário.
AÇÕES
PEDAGÓGICAS:
-
Preparar um canto de bonecas e comunicar isso às crianças.
-
Sentar e brincar com as crianças, muitas vezes direcionando a brincadeira.
-
Dramatizar as principais ações de cuidado junto às crianças e observar como elas reproduzem essas ações.
-
Fotografar as crianças durante os momentos de brincadeira com bonecas e também quando ocorrerem as escolhas aleatórias, isto é, quando não estivermos envolvidos sistematicamente na brincadeira.
-
Realizar a dramatização do banho de boneca em um dia que não estiver muito frio.
-
Na primavera, fazer o banho de boneca coletivo, no parque.
-
Filmar as crianças brincando de boneca e depois exibir para elas na televisão.
-
Incluir os bichinhos de pelúcia nos cuidados e nas brincadeiras.
-
Fazer exposição de fotos dos momentos significativos no canto das bonecas e no corredor para os pais observarem.
O texto a sima apresentafatos sobre a blheeeeeeeee, odiei, perda de tempo tota !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirps. desculpem os erros de digitação a sima.
ResponderExcluir