sábado, 20 de junho de 2015

PLANEJAMENTO: CUIDAR E EDUCAR BONECAS

TÍTULO: Um canto de bonecas do tamanho da sala: cuidar se aprende sendo cuidado


JUSTIFICATIVA: Aprender a brincar parece uma atividade simples que as crianças realizam e para adultos desavisados, crianças já nascem sabendo brincar. Quando se pensa dessa forma esqueceu-se de observar as vivências cotidianas que as crianças têm, seja em casa, nos Centros, na casa de parentes, vizinhos ou onde quer que a criança tenha oportunidade de observar adultos e outras crianças.

Ações de cuidado são presenciadas diariamente e não deve nos admirar que uma das primeiras manifestações de meninos e meninas bem pequenos seja em relação a bonecas e aos gestos que lhes correspondem.

Os animais, de modo geral, agem dispensando cuidados e proteção em relação aos membros do grupo como uma marca que a natureza lhes concede. O ser humano, por sua vez, não estaria de fora. Porém, além do instinto de proteção e de cuidado, características fortes em certas espécies (suricatos, elefantes, búfalos, cachorros do mato, gatos), o ser humano precisa aprender a cuidar. Se não fosse assim, não haveria tantos menores abandonados, que um dia perderam, por algum motivo, a preocupação de quem os colocou no mundo.

No processo de humanizar a criança, os adultos precisam oferecer, além da própria ação de cuidado com ela, oportunidades para a criança cuidar e formar essa capacidade e essa habilidade. Cuidar se aprende sendo cuidado e também, brincando de boneca, cuidando de boneca, cantando para as bonecas, vestindo as bonecas, colocando-lhes cobertinha para o espantar o frio, beijando as bonecas e dando-lhes abraços. Como é sério e importante, de repente, brincar de boneca com as crianças.

    O investimento em bonecas e apetrechos (minichupetas, mamadeiras, cueiros, cobertinhas, banheiras, fraldas, roupas, etc) parece ser coisa muito séria. Na Educação Infantil, que tem um currículo que forma as funções psicológicas superiores como prioridade, isto é, os processos subjetivos da nossa humana condição, requer que nós, adultos, estejamos dispostos a ensinar aquilo que há muito tempo deixou de ser natural para os pesquisadores de várias áreas do conhecimento. Por isso, ensinar a cuidar e com isso, aprender a brincar, com bonecas torna-se imprescindível.

    OBJETIVO GERAL: Oferecer às crianças um ambiente, com objetos condizentes (minichupetas, mamadeiras, cueiros, cobertinhas, banheiras, fraldas, roupas, carrinhos de boneca), para realizar brincadeiras com bonecas, visando dar sequência aos processos de formação de atitudes de cuidado, solidariedade e proteção com as bonecas e consequentemente, valores humanos desejáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: É preciso lembrar que cada criança tem ritmo próprio, vivências particulares, e padrões de aprendizagem ímpares. Observando e acreditando nisso, espero que elas:
  • envolvam-se nas brincadeiras com as bonecas;
  • interessem-se pelas manifestações de cuidado que expressarei e com o tempo as imitem;
  • criem outras e diferentes formas de cuidar e interagir com as bonecas e com seus pares;
  • expressem conflitos, desagrados, preferências, gostos, e outras linguagens nesses momentos;
  • demonstrem que lhes faz sentido brincar junto às adultas e demais companheiros, apesar dos conflitos já esperados pois aprender a dividir é difícil ainda, mas integrante dessa etapa;
  • interajam, ampliando o vocabulário.

AÇÕES PEDAGÓGICAS:

  • Preparar um canto de bonecas e comunicar isso às crianças.
  • Sentar e brincar com as crianças, muitas vezes direcionando a brincadeira.
  • Dramatizar as principais ações de cuidado junto às crianças e observar como elas reproduzem essas ações.
  • Fotografar as crianças durante os momentos de brincadeira com bonecas e também quando ocorrerem as escolhas aleatórias, isto é, quando não estivermos envolvidos sistematicamente na brincadeira.
  • Realizar a dramatização do banho de boneca em um dia que não estiver muito frio.
  • Na primavera, fazer o banho de boneca coletivo, no parque.
  • Filmar as crianças brincando de boneca e depois exibir para elas na televisão.
  • Incluir os bichinhos de pelúcia nos cuidados e nas brincadeiras.
  • Fazer exposição de fotos dos momentos significativos no canto das bonecas e no corredor para os pais observarem. 

2 comentários:

  1. O texto a sima apresentafatos sobre a blheeeeeeeee, odiei, perda de tempo tota !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ps. desculpem os erros de digitação a sima.

    ResponderExcluir